1ª Oficina de Capacitação e Fortalecimento das Organizações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo

Capacitar e fortalecer as organizações comunitárias de defesa de direitos das pessoas com Autismo no Brasil é o objetivo da oficina promovida pela Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (ABRAÇA),  em Fortaleza-Ce. O evento aconteceu nos dias 27 e 28/08,  no Hotel Mistral e contou com a presença de representações de entidades do Ceará, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Tocantins, além de representantes de órgãos de defesa de direitos.

A iniciativa é resultado do Convênio nº. 788177/2013, firmado entre a ABRAÇA e a Secretaria de Direitos Humanos do Gabinete da Presidência da República (SDH/PR).

No primeiro dia (27/08) a se debateu a evolução do conceito de deficiência, os princípios dos direitos humanos e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

No segundo dia, (28/08), foi debatido o “Autismo enquanto deficiência no paradigma de Direitos Humanos”, seguido de discussão sobre “Proteção e defesa dos direitos humanos das pessoas com Autismo”, abordagem de casos concretos e soluções com intuito de  instrumentalizar os participantes para visibilizar as violações de direitos de pessoas com autismo.

A ABRAÇA realizará mais 4 oficinas, contemplando as cinco regiões do país, para promover a articulação em rede das organizações e grupos ligados à defesa de direitos das pessoas com autismo, capacitando as lideranças locais nas estratégias de defesa de direitos das pessoas autistas, na perspectiva da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD).

Veja abaixo galeria de fotos da 1ª Oficina de Capacitação e Fortalecimento das Organizações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo, que se realizou em Fortaleza, nos dias 27 e 28 de agosto de 2014:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posted in CDPD and tagged , , , , .

3 Comments

    • A 2ª Oficina de Capacitação e Fortalecimento das Organizações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo será em Belo Horizonte nos dias 26 e 27 de setembro. Para maiores informações falar com Maurício pelo número (31) 93783135

  1. A 2ª Oficina de Capacitação e Fortalecimento das Organizações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo será em Belo Horizonte nos dias 26 e 27 de setembro. Para maiores informações falar com Maurício pelo número (31) 93783135

Deixe uma resposta