1º ENCONTRO BRASILEIRO DE PESSOAS AUTISTAS - 22 A 24 DE SETEMBRO 2016 - HOTEL PRAIA CENTRO - FORTALEZA-CE

Prezadas Senhoras /Prezados Senhores,

Em nome da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo – ABRAÇA –, temos a honra de apresentar o 1º Encontro Brasileiro de Pessoas Autistas – EBA –, a ser realizado entre os dias 22 e 24 de setembro de 2016, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em nossa aprazível cidade de Fortaleza – Ce.

A Abraça é uma articulação nacional de organizações, pessoas autistas, defensores de direitos humanos, profissionais de diversas áreas e familiares, criada em 2008, comprometida com a missão de promover e defender os direitos humanos das pessoas autistas na perspectiva da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) levando em conta os princípios e valores da ação pela inclusão e cidadania plena das pessoas autistas; desinstitucionalização e fortalecimento dos laços familiares; do respeito à diversidade humana; e da luta contra práticas abusivas e excludentes que afetam as pessoas com autismo.

Nesse sentido, o EBA é o primeiro encontro nacional idealizado, organizado e protagonizado por pessoas autistas que tem como objetivo expor e debater questões importantes que afetam suas próprias vidas assim como promover seus direitos e o reconhecimento de seus talentos, de suas vozes e de suas capacidades. Não é um encontro sobre autismo com profissionais de saúde esmiuçando as características do transtorno e definindo tratamentos. Não é, tampouco, um encontro de familiares para falar das dificuldades de se criar filhos autistas. Ainda que se respeite e reconheça a importância de tais iniciativas, o EBA é um encontro de pessoas autistas para tratar de suas próprias questões e para fortalecer a construção de uma identidade com base no autorreconhecimento enquanto sujeitos de direitos.

Na programação do EBA teremos mesas de debates protagonizadas por pessoas autistas para discutir temas como: “Mulher Autista”, muitas vezes esquecida e invisibilizada nas campanhas de conscietização; “Criança e Adolescência com Autismo”, para dar voz e vez ao direito de brincar, de ser criança e de ser autista; “Vida adulta de Autista”, onde debateremos o trabalho, as responsabilidades, os talentos e as dificuldades enfrentadas por adultos autistas; e “Protagonismo na Família”, quando promoveremos um debate entre pais e mães autistas e não autistas sobre o respeito pelas diferenças e o desenvolvimento, convívio e aceitação dentro das famílias.
Também serão realizados Grupos de Trabalhos (GTs) para que as pessoas autistas possam discutir questões importantes das suas vidas, como Trabalho, Lazer, Educação, Saúde, Sexualidade/Relacionamento, Direitos Civis/Identidade/Aceitação.

Paralelamente, haverá uma programação cultural de talentos autistas nas áreas das artes plásticas, literatura e música, dentre outras manifestações artísticas.

O EBA foi viabilizado através de Convênio com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República (Convênio nº. 813040/2014) e conta com o apoio institucional de diversas entidades envolvidas com Direitos Humanos e os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O 1º Encontro Brasileiro de Pessoas Autistas se caracteriza pelo ineditismo. Entendemos que já é passada a hora de reconhecer e dar vez e voz às pessoas com autismo. Assim, temos a honra de vos convidar a tomar parte nesta iniciativa e a somar esforços na luta por direitos, na promoção do protagonismo e respeito à dignidade das pessoas autistas.

Atenciosamente,

Francisco Alexandre Dourado Mapurunga
Presidente da Associação Brasileira para Ação por Direitos
das Pessoas com Autismo (Abraça)

Programação:

Download da Programação Oficial

Inscrições:

As inscrições no EBA serão totalmente gratuitas e limitadas, por isso, tendo em vista priorizar a participação de pessoas autistas ou que apresentarem relevante envolvimento com os objetivos do encontro, haverá seleção dos participantes a partir de uma pré-inscrição. O período de pré-inscrição vai até 06/08/2016. A divulgação da lista de inscritos no EBA acontecerá no dia 15/08/2016. O formulário de pré-inscrição pode ser acessado aqui: FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO DO EBA.

*ATENÇÃO* ATUALIZAÇÃO (15 de agosto de 2016): LISTA DE INSCRIÇÕES NO 1º ENCONTRO BRASILEIRO DE PESSOAS AUTISTAS

Local do evento:
Fábrica de Negócios do Hotel Praia de Centro | Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro Fortaleza – CE, CEP: 60.165-010 | http://www.praiacentro.com.br/fabrica-de-negocios/

Informações de viagens e hospedagens:
Turisforma |Rua Joaquim Nabuco, 1735, CEP 60125-120, Meireles, Fortaleza, CE, Fone:(85) 3052-5555 / Fax:(85) 3052-5550 | http://www.turisforma.com.br/

Mais informações:
E+ Assessoria em Eventos | (85) 3062.3302 | divulgacao@emaisassessoria.com.br

25 Comments

  1. Gostaria muito de estar presente mas moro no sul da Suecia..Tenho um filho de 24 anos com leve autismo aqui na Suecia é muito fraco o atendimento apoio as pessoas com autismo asperger etc. O Niklas teve muito stress pra vencer seus compromissos c a escola no dia a dia pois nao teve ajuda suficiente qdo recorri..

  2. Somos peruanos, y de acuerdo a la ficha de pre inscripcion ,podemos encontrar datos que no pueden ser llenados por extranjeros, y si no se llenan todos ,no se puede enviar.
    Estimado Alexandre Mapurunga, hemos enviado dos e mail a divulgacao……….br y deseamos saber si llegaron.Alli detallamos, nuestra intencion de estar presentes en este evento,tan interesante para el colectivo con Autismo tanto de su pais, como para el mundo.Mi correo electronico es mariela_bondani@hotmail.com

  3. Adorei a proposta do encontro. Também gostaria de levar o meu filho que tem sindrome de asperg; mas infelizmente estou sem condições financeiras no momento. Desde já agradeço o convite.

  4. Já havia feito pré inscrição mas não coloquei o nome do meu filho, como faço para inserir agora? Obrigada.

  5. Não fiz a pré inscrição. Ainda tem como se inscrever? A propósito, meu filho adolescente que tem autismo, toca flauta doce. Tem como se apresentar? Sou terapeuta ocupacional e minha clientela,e em sua maioria, tem autismo. Gostaria muito de ir a esse evento.

  6. Pingback: Divulgada lista de inscritos no EBA | Abraça

  7. Boa tarde, estou de posse da lista de cursistas, tenho duas colegas que se inscreveram e não foram selecionadas , gostaria de saber se há possibilidadedas mesmas participarem do Encontro ,pois é de suma importancia este evento para as profissionais. Neurismar Angelo Lobo e Paula Dias Sampaio, somos de Juazeiro do Norte-Ceará.

  8. Consegui visualizar, tenho duas colegas que se inscreveram , não foram selecionadas. Ainda tem como verificar estas vagas? Aguardo retorno.

  9. Pena que somente agora eu fui saber desse Encontro. Por favor nos próximos mande um e-mail avisando. Eu e meu filho ficaremos felizes em participar.

  10. Pingback: 1º ENCONTRO BRASILEIRO DE PESSOAS AUTISTAS (EBA) – RELATÓRIO FINAL | Abraça

Deixe uma resposta