O que são stims?

Autor logo primavera autista

Autor do texto: Primavera Autista é um coletivo formado por pessoas autistas que defendem os ideais da neurodiversidade. Clique aqui para visitar a página no Facebook.

Stimming ou Stim é um movimento repetitivo ou ação repetitiva que estimula algum dos sentidos – qualquer um deles – de uma forma não-sexual. Entre autistas, os stims são considerados algo intrinsecamente positivo e super importante no dia-a-dia. Ajudam a se concentrar, ajudam a regular os sentidos, se acalmar, evitar “crises”… São também uma forma de comunicação, de expressão e de valorização da identidade autista. Profissionais da saúde usualmente usam o nome “estereotipia” ou “comportamento estereotipado”, mas na comunidade autística esses termos são considerados pejorativos.

Stim Toys, Brinquedos para Stimming ou Brinquedos Sensoriais são objetos usados durante o stimming ou para facilitar o stimming, propiciar novas formas de stim, novas experiências sensoriais. Usualmente a gente chama assim objetos pequenos, fáceis de carregar, que foram feitos com essa finalidade ou que a pessoa usa só para aquilo, o que não impede de usar outros objetos que não são stim toys (ou melhor, que não tem essa como sua função principal) como se fossem. Um bom exemplo é o ventilador. Ele não é um stim toy, ele não foi feito pra isso, mas ele gira e é interessante do ponto de vista sensorial. Esses objetos não são fundamentais, mas são sim interessantes e úteis. São considerados parte da cultura autista.

Auto-agressão ou Auto-mutilação são ações ou gestos que a gente faz e que machucam a gente. Algumas pessoas usam isso como stim às vezes, em circunstâncias específicas. Não é bacana, mas às vezes a pessoa não consegue evitar. Esse é o ÚNICO tipo de stim que pode ser prejudicial de alguma forma.


Mas como assim? O que pode ser um stim? O que pode ser usado pra cada tipo de stimming?

Tá, vamos lá… exemplos práticos, ok? Vamos sentido por sentido… ah, e lembre-se, cada pessoa tem necessidades sensoriais específicas, isso varia de pessoa pra pessoa e de situação pra situação.


 

VISÃO: Piscar repetidamente; Apertar os olhos com força; Chacoalhar as mãos ou mexer os dedos na frente dos olhos; Olhar fixamente para luzes ou para coisas que se movem, giram ou piscam; etc.

Exemplos de objetos que podem ser utilizados pra esse tipo de stim:

image

TATO: Arranhar, esfregar ou apertar a pele com as mãos, em objetos ou com objetos; Esfregar as mãos uma na outra; Gesticular; Bater palmas; Se beliscar; Se morder de leve; Chupar o dedo; Estalar os dedos; Passar a mão nas coisas pra sentir as texturas (cada pessoa gosta de um ou alguns tipos de textura diferentes); Enrolar uma mecha de cabelo entre os dedos; Estourar plástico bolha; etc.

Exemplos de objetos que podem ser utilizados pra esse tipo de stim:

image

EQUILÍBRIO (SENSAÇÃO VESTIBULAR) E PROPRIOCEPÇÃO: Pular; Se balançar em uma rede, balanço ou similar; Balançar o corpo pra frente e pra trás; Balançar o corpo pros lados; Chacoalhar os braços (flapping); Chacoalhar objetos; Chacoalhar as mãos; Andar na ponta dos pés; Andar de um lado pro outro; Correr; Girar; etc.

Exemplos de objetos que podem ser utilizados pra esse tipo de stim:

image

SENSAÇÃO DE PRESSÃO  E PROPRIOCEPÇÃO: Se apertar (braços, mãos, etc.); Apertar os dentes (morder com força); Usar roupas apertadas; Se sentir pressionado sob cobertas pesadas; Ser abraçado bem forte; etc.

Exemplos de objetos que podem ser utilizados pra esse tipo de stim:

image

PALADAR OU PALADAR+PRESSÃO: Morder objetos; Ficar com objetos na boca; Se morder; Mastigar a roupa; Lamber coisas; Chupar gelo; Chupar o dedo; Comer temperos puros; Comer cosméticos ou produtos de higiene; Roer unhas; etc.

Exemplos de objetos que podem ser utilizados pra esse tipo de stim:

image

AUDIÇÃO: Ecolalia (repetir palavras ou frases); Fazer sons com a boca (”iiiiii”, “ããããã”, estalos, etc.); Fazer sons com as mãos (estalar os dedos, bater palmas); Fazer sons com objetos; Assoviar; Ouvir música; Ouvir som de água corrente, da chuva ou do vento; Estourar plástico bolha; etc.

Exemplos de objetos que podem ser utilizados pra esse tipo de stim:

image

OLFATO: Cheirar objetos; Cheirar pessoas;

Exemplos de objetos que podem ser utilizados pra esse tipo de stim:

image

SENSAÇÃO DE DOR: Dar tapas ou socos em si mesmo; Bater com a cabeça nas coisas (normalmente no chão ou na parede); Bater em si mesmo com objetos; Se beliscar ou se arranhar com força; Puxar o cabelo; Se morder com força; Se cortar; Algumas práticas sadomasoquistas* relacionadas especificamente à dor física (tapas, spanking, brincadeiras com fogo…); etc.

Nota (1): Muitos dos stims relacionados à dor tem a ver com auto-mutilação, coisa que, se possível, recomenda-se evitar. Por esse motivo vamos pular os exemplos de objetos dessa categoria.

Nota (2): Apesar de eu citar práticas sadomasoquistas como uma possível forma de stimming, stim à princípio não tem absolutamente NADA a ver com sexo ou sexualidade. Mas algumas pessoas redirecionam as necessidades sensoriais pra algo mais adequado ou seguro (nem todas conseguem ou sequer têm interesse em tentar redirecionar), e essa é uma das várias possibilidades.

😉


STIM É VIDA, STIM É AMOR! RESPEITE O STIM! ♥

Posted in Referências and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta